Adotar práticas sustentáveis,
ser ecologicamente responsável, reduzir custos operacionais.


Ter consciência ambiental vai muito além de apenas respeitar regulamentos e normas ambientais. Todos devemos estar conscientes do impacto que nossas atividades exercem sobre a saúde de nosso planeta. A InSeconds entende a gravidade do impacto ambiental decorrente da produção de papel e seu posterior descarte.

Você já parou para calcular a quantidade de árvores derrubadas a cada ano para suprir o montante de papel utilizado por uma instituição de ensino?

Se considerarmos que uma árvore padrão de eucalipto produz em média apenas 20 resmas de papel, quantas árvores serão derrubadas por ano para a gestão de seu negócio?

E não estamos falando apenas da madeira utilizada, mas de toda a logística envolvida desde o momento que uma árvore é plantada até a entrega de uma resma de papel em nossas mãos. Todo o processo requer a utilização de enormes quantidades de água e energia, assim como o emprego de dezenas de produtos químicos nocivos ao meio ambiente utilizados tanto no processo de fabricação quanto no de reciclagem do papel. Há que se considerar ainda a produção de gases poluentes gerados pelos caminhões que diariamente fazem com que o papel chegue a cada um de nós.

Há outros impactos ambientais ainda mais graves a serem levados em conta: o enfraquecimento do solo onde o plantio do eucalipto é feito, as erosões ocasionadas em decorrência desse tipo de cultura, o rebaixamento dos lençóis freáticos que não raras vezes acarreta até mesmo em secamento de nascentes.

Por fim, não podemos nos esquecer da gravíssima diminuição da biodiversidade nesse tipo de floresta já que o plantio de eucaliptos impede o crescimento de vários tipos de arbustos e gramíneas na área.


Pensando em tudo isso, a InSeconds promove práticas que reduzem o uso do papel em seus processos:

Convertendo documentos impressos para o formato digital, usando inclusive ferramentas de destaque para as informações principais, eliminando a necessidade de impressão para posterior destaque.

Disponibilizando ferramentas de assinatura online.

Propiciando uma área de comunicação que faz uso de e-mails ou mensagens digitais, garantindo tanto a economia de papel, quanto o registro de toda a troca de informações realizada entre escola e alunos, escola e colaboradores, franqueadora e franqueados, fornecedores, e quem mais estiver envolvido na gestão do seu negócio.

Possibilitando um canal online para administrar pedidos, reclamações e sugestões.

Proporcionando o uso de e-mail marketing para as campanhas de captação de clientes em potencial.

Emitindo boletos online que dispensam a necessidade de impressão física.

Disponibilizando provas, testes e exercícios online, eliminando enormes quantidades de papel anteriormente utilizadas no processo de avaliação dos alunos.

Consumo Consciente de Papel: Sabemos que há situações em que a impressão é realmente indispensável. Para essas situações a InSeconds se preparou: Configurando os documentos com tamanho de fonte e espaçamento de texto de modo a manter o máximo de informação dentro do menor espaço. Lançando mão de alertas antes das impressões que lembram os usuários sobre as possibilidades mais econômicas de impressão, tais como impressões em escalas de cinza e em modo econômico.

A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” – Nelson Mandela